Por se tratar de um dos distúrbios psicológico que mais atrapalha a vida da população, a ansiedade está cada vez mais merecendo a atenção de especialistas. Por isso, após a revisão de mais de 21 artigos publicados no General Psychiatry, um periódico acadêmico, pesquisadores do Centro de Saúde Mental de Xangai, na Universidade Escola de Medicina Jiao Tong conseguiram conectar os sintomas da ansiedade com problemas no intestino.
A relação entre cérebro e intestino vem sendo estudada mais detalhadamente, visto que problemas estomacais podem ter origem emocional e vice-versa.
Quem nunca teve uma experiência angustiante? Sentiu borboletas no estômago? Ou enfrentou determinada situação que causou náuseas? Isso acontece porque o sistema gastrointestinal é sensível às emoções. Em razão disso euforia, tristeza, raiva, ansiedade, entre outros sentimentos podem provocar respostas do intestino.
A conexão que existe entre o cérebro e intestino
O cérebro causa reações diretas no intestino e estômago. Por exemplo, pensar em comer algo pode liberar os sucos do estômago antes, mesmo, da comida ser consumida. Aliás, esta conexão acontece nos dois sentidos. Portanto um cérebro conturbado pode enviar sinais para o intestino, assim como o intestino consegue enviar sinais ao cérebro. Então a ansiedade, estresse e depressão podem ser a causa de um desconforto intestinal. Isso ocorre porque cérebro e intestino estão intimamente conectados.
Por que dançar faz bem?
Considerando a conexão entre o cérebro e o intestino fica fácil entender o porquê nos sentimos enjoado antes de uma apresentação, ou enfrentamos dores intestinais em momentos de estresse. Porém, isso não significa que problemas gastrointestinais são inventados, ou são frutos da imaginação. Trata-se de problemas emocionais combinados com fatores físicos que provocam dor e outros sintomas no intestino.
Aspectos psicossociais interferem na fisiologia do intestino, bem como causa outros sintomas. Em outras palavras, depressão, estresse e outros problemas psicológicos podem atrapalhar as contrações e movimentos gastrointestinais. Além de piorar inflamações e até torná-lo mais propenso às infecções.
Ainda, pessoas com problemas gastrointestinais funcionais sentem a dor mais forte que outras, uma vez que seus cérebros tendem a ser mais responsivos aos sinais de dor do sistema gastrointestinal. Além disso, o estresse pode intensificar a dor existente.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o assunto em: https://glo.bo/2Y4iE0o
Deixar Um Comentário