A menopausa é um período bastante desafiador para as mulheres, em virtude das transformações que o organismo atravessa até a sua chegada. Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, além de explicar como a homeopatia pode ajudar nesse momento o Dr. Ariovaldo Ribeiro falou um pouco sobre o assunto.
O climatério é uma fase de transição onde a mulher passa do período reprodutivo para o não reprodutivo, e surgem muitos sintomas. Já a menopausa, que diz respeito a pausa, é o momento que a mulher para de menstruar, que ela deixa de reproduzir realmente.
Isso acontece em virtude da redução dos hormônios estrógeno e progesterona, em função disso acontecem os diversos sintomas na mulher.
A cada quatro mulheres 3 apresentam sintomas desagradáveis nessa fase, sendo o mais comum aqueles calores da menopausa, que atingem de 60 a 70% das mulheres.
Os principais sintomas da menopausa
Rubor facial, aquela onda que sobe, palpitação e ansiedade. Geralmente, se repete várias vezes durante o dia, sendo que a noite é pior.
Solidão! Como não sentir-se só!
Outros sintomas que ocorrem nesse período são: ressecamento de mucosa, infecções urinárias de repetição e osteoporose. Na esfera emocional muitas mulheres costumam apresentar depressão, irritabilidade e alterações de humor.
A homeopatia em si, é uma terapêutica boa para tratar essa fase. Porque ela enxerga o organismo como um todo, tanto na esfera emocional como os sintomas clínicos que a mulher apresenta em virtude desse período de mudança hormonal.
Durante a consulta homeopática outras orientações são dadas também como a correção de dietas, prática de atividades físicas, entre outras segundo a necessidade de cada mulher.
Enfim, a homeopatia é recomendada para tratar o climatério e nos casos em que a mulher já está na menopausa, acrescenta o Dr. Ariovaldo Ribeiro.
O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Veja o Dr. Ariovaldo falando mais sobre menopausa e climatério em: https://tinyurl.com/y3e8d2ho
Deixar Um Comentário